Sobram motivos para sorrir

Por que a Oral Gift continua crescendo apesar da crise

A Oral Gift, especializada na fabricação de estojos e acessórios para o segmento de higiene bucal, investe forte em capacidade produtiva e quer aumentar sua capilaridade Brasil afora. Ainda em 2015, o projeto é comprar duas injetoras e uma impressora tampográfica para expandir a produção em Curitiba (PR), antecipa o presidente e fundador Nilson Souza. “Não preciso de um equipamento de precisão, mas que gere um produto de qualidade e bom acabamento. Por isso, o que vai pesar na decisão é o preço”, ele determjna. Na fábrica da Oral Gift já operam três injetoras, duas com 170 toneladas de força de fechamento e uma de 80 toneladas, porém parte da produção é terceirizada. Em parceiros, foram alocados dois moldes de sopro e quatro de injeção, bem como as atividades de impressão. A empresa possui no total 21 moldes para seu mostruário.
Na operação interna, a movimentação de matéria-prima ronda de 3 a 4 t/mês, principalmente de polipropileno (PP) random, acrilonitrila butadieno estireno (ABS) e policarbonato (PC). “É um volume pequeno porque nossos artigos são muito leves”, esclarece Souza, acrescentando que a peça mais pesada do portfólio tem 65 g. Com as aquisições de equipamentos, o dirigente projeta elevar o consumo de resinas para 5 t/mês, o que vai conferir mais poder de fogo nas negociações de compra de insumos.
A receita do sucesso da Oral Gift, cujo faturamento saltou de R$ 100 mil para RS$ 800 mil nos últimos cinco anos, é convencer os varejistas que seus acessórios impulsionam também a compra de itens para higiene bucal. Um estojo é um complemento à escova que, quando transportada corretamente, tende a ser levada a todos os lugares, considera o porta-voz. Outra importante aposta é o público infantil. Para atraí-lo, a empresa foca tanto no apelo lúdico, com artigos licenciados da Disney e Galinha Pintadinha, e no educacional. Nesse flanco, a transformadora acaba de lançar um painel de saúde bucal, para uso em casa ou na escola, com orientações para a escovação correta. “Dependendo da classe social dessa criança, ela até poderá ensinar os pais a cuidarem de forma adequada da higiene dental”, Souza sublinha.
O portfólio da transformadora estende-se por soluções completas, com fio, pastas e escovas. Esses itens, contudo, são produzidos em parceiros e um deles até desenvolveu uma fórmula exclusiva de creme dental para a Oral Gift. Já as escovas, por exemplo, são importadas da China. “O custo torna inviável a produção local. No Brasil, um modelo de qualidade mediana pode custar R$ 10, enquanto o tipo chinês chega ao valor de R$ 5, mas duas vezes melhor”, o industrial compara.
Para manter nos trilhos a trajetória de expansão, a Oral Gift volta-se agora para ampliar o escopo da distribuição. “ Em se tratando de uma pequena empresa, o crescimento é maior quando abrimos mais praças”, nota o dirigente. Em paralelo, segue o jorro de novidades. Lançamentos de 2015 incluem um chaveiro fio dental e protetores de escova com nanopartículas de prata na composição, conferindo ação bactericida ao produto. No Sul, afiança, artigos Oral Gift estão presentes em praticamente todas as redes de supermercados e farmácias, como na rede Panvel, além de terem garantido espaço em lojas Extra e Pão de Açúcar em todo território nacional. Os produtos ainda são encontrados na Drogaria Araújo, em Belo Horizonte (MG), na Iguatemi, em São Paulo (SP), e nas unidades Big Ben, em Belém (PA). •

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