PET atrai matrizaria americana R&D/Leverage ao Brasil

Investida envolve parceria com as ferramentarias nacionais Artis Matriz e Btomec

Para contornar os custos logísticos e de internação em um dos maiores mercados de bebidas não alcoólicas, a matrizaria norte-americana R&D/Leverage resolveu embarcar numa triangulação no Brasil. Formou parceria com duas ferramentarias do Sul, a paranaense Artis Matriz e a catarinense Btomec. A meta é priorizar no Brasil a montagem de moldes projetados nos EUA e, em casos de singularidades técnicas ou de prazos restritos para a construção aqui no país, recorrer então às matrizes remetidas da sede da R/D Leverage. Ambas as ferramentarias brasileiras atuarão também como representantes da parceira norte-americana, sendo que a Btomec focalizará predominantemente os redutos de moldes para os processos de injeção/estiramento/sopro (injection stretch blow) e injeção/sopro (injection/blow), enquanto a Artis deverá sobressair no âmbito dos moldes para injeção de pré-formas.

Conforme divulgou na mídia Michael Warketien, diretor para a operação-latino americana da R&D/Leverage, a intenção é alargar a presença no mercado sul-americano de PET e as duas matrizarias brasileiras seguirão com atuações independentes, incumbidas primordialmente  de construir as ferramentas para embalagens concebidas com engenharia da aliada norte-americana, que também remeterá determinados componentes para a montagem das matrizes pela Btomec e Artis.

Warkentien atesta sair caro confeccionar moldes nos EUA e remetê-los prontos ao Brasil, culpa do frete a longa distância e das taxas de importação. O envio do projeto e peças para a montagem final do conjunto no Paraná e Santa Catarina, ele assinala, configura uma saída para amenizar os gastos no atendimento a clientes de cacife global presentes no mercado brasileiro de bebidas. De acordo com o executivo, um desafio no Brasil é a especialização insuficiente no design e projetos relativos a pré-formas para redutos de baixa tiragem de frascos de PET, a exemplo de fármacos, cosméticos e produtos de limpeza, evidenciando terra firme para a R&D/Leverage florescer por aqui e no restante do Mercosul.

COMPARTILHAR