Novo com pegada retrô

Letti decola em leite fresco com garrafas transparentes de PET alusivas aos modelos de vidro do passado

No Brasil, já se disse, até o passado é incerto. É uma imprevisibilidade tão entranhada que extrapola da memória nacional para áreas inusitadas como as embalagens. Ao longo do século passado, as garrafas de vidro perderam o envase de leite para sacos monocamada que, por seu turno, acabaram botinados por frascos soprados opacos e pela caixa cartonada. Pois o mundo gira e a Lusitana roda e eis que a Letti, marca do cimo da nata do leite fresco, põe nos pontos de venda seu produto acondicionado em garrafas PET cujo design e transparência aludem ao vidro retrô e, para completar, redescobrem o apelo de marketing no reduto brasileiro de leite contido na visualização direta do alimento embalado pelo consumidor final. “Queremos mostrar nosso produto como ele realmente é, não temos o que esconder”, reitera Taís Jank, executiva integrante do processo de renovação da gestão e da marca Letti, na praça desde 2007 e, fora o leite tipo A, seu portfólio inclui derivados como creme de leite pasteurizado, queijo frescal, iogurtes e coalhadas.

Letti é a marca de varejo da Fazenda Agrindus, controlada pela família Jank e possuidora de 1.700 vacas holandesas em fase de lactação.Sua produtividade atual é dimensionada em 60.000 litros diários e a industrialização dos lácteos transcorre a menos de 10 metros da ordenha. Junto com Taís, formam na proa da revitalização do negócio a irmã Diana Jank e, nas vestes de sócios, Eduardo Eisler (ex Tetra Pak) e sua filha Einat. Eles encaram a empreitada como uma startup, imagem cimentada por ações como a criação do portal www.ManiaDeLeite.com.br, desenhado para vender leite fresco e derivados Letti direto da fazenda à casa do internauta. “Trata-se de um supermercado virtual no qual o consumidor pode receber a compra em até 24 horas depois da produção dos itens escolhidos e, na fase inicial, a ferramenta está disponível para o mercado paulista”, delimita Diana Jank.

O preço médio do litro de leite Letti varia de R$ 5 a R$ 6 e a garrafa plástica transparente, ave rara em gôndolas apinhadas de frascos brancos e caixas cartonadas, cumpre a contento as incumbências de proteger o alimento e manter suas propriedades essenciais. Formador de opinião na tecnologia de recipientes de PET, Paulo Carmo, gerente do negócio de embalagens no país da canadense Husky, dínamo global em injetoras do poliéster, observa que a garrafa da Letti provém de pré-formas transparentes e monocamada e como por ora envolve volumes relativamente pequenos, a linha de produção cabe à máquinas que integram injeção e sopro numa etapa, em vez da clássica estrutura para largas tiragens a cargo da injeção da pré-forma separada do sopro da embalagem. “Como trata-se de leite fresco com shelf life aproximado de 15 dias e distribuído em ‘cadeia fria’, não há necessidade de se recorrer uma estrutura multicamada para prover barreira à luz destinada a viabilizar shelf life na faixa de seis a nove meses, período requerido para alimentos como leite longa vida”, argumenta o especialista. No âmbito da chamada “cadeia fria”, esclarece Carmo, “o produto é envasado e vai direto a um refrigerador e dali é levado por caminhão refrigerado para ser vendido em refrigeradores em supermercados e padarias. O leite da Letti integra a categoria de alimentos frescos e de consumo imediato. “Como a sua vida útil não é longa e não está exposto em demasiado à luz, ele não exige envase em garrafa opaca”.

Equipe de renovação da marca: Einat Eisler, Diana Jank, Eduardo Eisler e Taís Jank.

No consenso do time responsável pela renovação da Letti, os micronutrientes do leite mostram mais sensibilidade à luz, uma questão solucionada pela proteção UV da embalagem. A intenção da Letti ao eleger a garrafa de PET 100% reciclável (frasco, rótulo e tampa modelo batoque abre fácil) , salienta a equipe, foi criar uma forma diferente para o consumidor entender o leite fresco, inclusive pela ênfase do conceito da transparência desde o processo ao consumidor final. “Queremos recuperar algo que ficou esquecido no passado. Mostrar o leite branco em embalagem transparente traz de volta – e revela a quem não teve – a experiência e oportunidade de ter o alimento como sempre foi: fresco, original e entregue da fazenda direto ao lar do consumidor”. Assim veio à tona, assinalam os dirigentes da Letti, uma embalagem de PET sem ranhuras, “que nos remete às garrafas de vidro entregues em casa no passado”.

Taís Jank sustenta que validade de 15 dias assegurada para o leite fresco da Letti é a maior do mercado. Segundo o time envolvido na atualização do negócio, não há leite cuja qualidade alcance o nível do tipo A.O que implica maior shelf life e, quanto melhor a qualidade do leite cru, maior a vida útil do tipo pasteurizado e seus derivados. No caso, a duração significa preservar em perfeito equilíbrio as características do alimento do dia da sua produção à sua validade. Assim, se mantidas as condições de refrigeração prescritas nos rótulos, os produtos da Letti permanecerão aptos ao consumo ao longo de sua vida útil.

Hoje em dia, a Letti comercializa cerca de 15.000 litros diários de leite e derivados, volume projetado para ser duplicado no início de 2019. Os responsáveis pela marca sublinham sua aversão a brigar por preço. “Oferecemos um produto fresco e de extrema qualidade, produzido por rebanho A2A2, e queremos vender o valor agregado a isso atingindo quem se lembra do leite como ele sempre foi, além do público mais jovem, atrás de marcas com propósitos, garantias de origem e conhecimento da procedência dos produto que consome”.

A equipe estuda a possibilidade de transpor todos os produtos Letti para embalagens transparentes e recicláveis. “A embalagem do creme de leite fresco segue o mesmo conceito de transparência, mas o rótulo sleeve azul a cobre por completo, devido à possibilidade de ocorrer um dessoramento (transformação em soro) natural do creme e capaz de afetar seu apelo visual”.

Com design dos rótulos sleeve cunhado pela agência G+P Digital, a embalagem de leite fresco foi concebida a quatro mãos pelo staff da Leitti e da Amcor Rígidos, fornecedora do frasco, rótulo e tampa. Segundo avaliação da transformadora, a garrafa transparente de PET é desenvolvimento pioneiro no gênero no país e protege o frescor do leite durante o shelf life de 15 dias. “No mercado brasileiro de leite fresco, o padrão corre por conta da garrafa branca opaca de polietileno de alta densidade (PEAD) e, aliada à Amcor, a Letti se diferencia dando ao consumidor a transparência que ele deseja. No plano geral do I Mundo, o consumo de leite fresco supera o de UHT (longa vida), daí vermos tantas embalagens transparentes nesses países em comparação com os pontos de venda daqui”. Outra inovação salientada na embalagem é a concepção do gargalo e tampa, tipo linerless. “Dispensou o selo termoaplicado e facilitou a conveniência do alimento”. Outro ponto alto frisado é a resistência da garrafa para acolher rótulos termoencolhíveis sem depender de reforços e sem sua aplicação gerar estrias no corpo da embalagem. A Amcor Rígidos informa que a garrafa da Letti resulta do processo num único estágio de injeção/sopro de PET. “A tecnologia oferta melhor qualidade e acabamento, em padrão condizente com a imagem premium da marca Letti”, atesta a transformadora. •

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