Nascida para voar alto

Basf cria empresa para decolar na primeira classe da vanguarda em 3D

Com o anteparo da mais antiga universidade alemã, Heidelberg deixou neste século de ser apenas um ponto turístico e referência educacional para sobressair como parque tecnológico e viveiro de start ups. Credenciais desse calibre motivaram a Basf a sediar ali uma controlada que foge do perfil habitual de subsidiárias desse conglomerado verbete da química mundial. Em ação desde o início de setembro, a subsidiária Basf 3D Printing Solutions GmbH, com staff incial de 30 especialistas, persegue a expansão do negócio de impressão em 3D com materiais, soluções de sistemas, componentes e serviços. “A área de impressão em 3D para aplicações industriais é muito dinâmica e está emergindo. Assim, há uma necessidade de estruturas ágeis, semelhantes às das startups, compostas por equipes interdisciplinares e processos rápidos de tomada de decisão. Combinar num único local um negócio exclusivo com todas as atividades de impressão em 3D focadas no cliente é um fator de sucesso importante”, comenta Volker Hammes, diretor executivo da Basf 3D Printing Solutions GmbH. Nesta entrevista exclusiva, ele descortina o plano de voo da empresa.

Hammes: serviços ao alcance de clientes no Brasil.

PR – Na área das aplicações industriais, quais tipos de peças técnicas que, por sua resistência à abrasão ou complexidade dimensional e geométrica, devem predominar na impressão 3D?
Hammes – Há muitos anos a Basf monitora continuamente o crescente mercado de impressão 3D. Por meio de nossa estreita colaboração com fabricantes de equipamentos originais, como os do setor automotivo, sabemos que muitos clientes têm grande interesse no uso dessa nova tecnologia para processos em escala industrial. Os motivos que levam ao uso da impressão 3D são, por exemplo, reduzir os custos das peças sobressalentes ou de pequenas produções em série, assim como a liberdade de design para melhorar o desempenho da peça. Considerando nossa experiência em materiais e consultoria, podemos contribuir significativamente para essa tecnologia emergente.

PR – Vários gigantes da indústria química global investiram em áreas, departamentos e centros de pesquisa e desenvolvimento dedicados a explorar o potencial da impressão 3D. Como a operação da Basf 3D Printing Solutions se distinguirá dessa concorrência internacional?
Hammes – No setor químico, a Basf tem o maior portfólio de produto de materiais que podem ser desenvolvidos para a impressão 3D. Entre eles, consta uma grande gama de termoplásticos de engenharia, poliuretanos, sistemas acrílicos (por exemplo, fotopolímeros), fotoiniciadores, aditivos funcionais, estabilizadores, pigmentos e sistemas metálicos. Essa variedade de produtos é a base para formulações para impressão 3D prontas para uso.

Subsidiária da Basf New Business, a Basf 3D Printing Solutions GmbH visa criar e expandir o negócio com materiais e formulações, soluções de sistema, componentes e serviços para impressão 3D. A empresa trabalha em estreita cooperação com pesquisadores e engenheiros de aplicação do grupo e parceiros externos como universidades, parceiros industriais (caso de fabricantes de equipamentos) e potenciais clientes para desenvolver soluções viáveis para um vasto leque de requisitos. Uma diferença chave perante a concorrência é a nossa combinação de know-how em materiais, processamento de impressão 3D e funcionalidade das peças nas aplicações industriais.

PR – Quais as aplicações industriais mais relevantes desenvolvidas pela Basf com impressão 3D que já conquistaram o mercado alemão? Quais materiais são usados nessas peças e quais as indústrias finais que as utilizam?
Hammes – A Basf vende materiais e formulações, além de serviços a diversas indústrias e aplicações. Por exemplo, há mais de um ano vende pós Ultrasint PA (poliamida) 6 para sinterização a laser. As peças feitas com esse produto apresentam mais força e estabilidade térmica de dimensão do que as fabricadas com os pós de PA12 tradicionais.
Enxergamos promissoras oportunidades de negócios com nossos novos produtos em mercados como o automotivo, aeroespacial, manufatura, saúde e artigos esportivos.
As solicitações mais comuns dos clientes incluem soluções para pequenas produções em série, protótipos funcionais e peças sobressalentes. Além disso, surgiu um interesse nas impressoras 3D em prol de um novo design para maior eficácia na aplicação. A Basf ajuda os clientes com soluções avançadas em materiais nessas áreas.

Basf vai comprar negócio de poliamidas da Solvay
Posto à venda por não integrar o foco em especialidades químicas, o negócio mundial de poliamidas (PA) do grupo belga Solvay está a caminho de passar às mãos da Basf. Anunciada em 19 de setembro e orçada em 1,6 bilhão de euros, a transação entrou na rota dos trâmites para ser formalizada. Segundo esclarece a área de comunicação corporativa do grupo alemão, a jurisprudência impede o vendedor de assumir um compromisso definitivo antes do final da consulta dos seus órgãos representativos. Em suma, a assinatura do acordo final está atrelada à conclusão dos procedimentos referentes à Solvay.Vencida esta etapa, informa a mesma fonte, a Basf desenvolverá um plano de integração do seu negócio mundial de PA 6 e 6.6 com o repassado pela Solvay. Na selfie atual, a Basf alinha 15 fábricas neste segmento, contingente em vias de ser engordado com as 12 do grupo belga, além de quatro centros de pesquisa e 10 de suporte técnico, até então regidas pela Rhodia, controlada pela Solvay. A previsão é de que a transação esteja homologada pelos órgãos regulatórios até o terceiro trimestre de 2018. Na esfera da tecnologia, Basf e Rhodia são notórias bússolas no desenvolvimento de formulações e aplicações de PA, em particular para autopeças. Uma vez sacramentada esta investida, a Basf assumirá o leme da única fábrica de plásticos de engenharia do Brasil, conduzida até aqui pela Rhodia. Na ativa desde o século passado em São Bernardo do Campo, Grande São Paulo, dispõe de capacidade estimada em 100.00 t/a de polimerização de PA 6.6 e 50.000 de compostos dessa resina e de PA 6 importada. A unidade opera suprida por unidades paulistas de intermediários de poliamida 6.6 que, tal como a atividade de fibras têxteis na América Latina, permanecem no bojo da Solvay. Assim, por trapaças da sorte, a Basf caminha para voltar a produzir PA no Brasil, atividade da qual se retirou em 2015, após um incêndio em novembro de 2014 ter inviabilizada antiga unidade paulistana de polimerização e compostos de PA 6 comprada da brasileira Mazzaferro. À época, a Basf justificou na mídia sua decisão de encerrar a produção com a demanda doméstica insuficiente. Cerca de dois anos depois, conforme reportagem publicada por Plásticos em Revista em junho último, a fábrica em São Bernardo tem exportado 70% do que produz, reação ao deprimido consumo nacional de poliamidas 6 e 6.6 sob o jugo de três anos a fio de recessão.

PR – Uma indústria brasileira pode recorrer a Basf 3D Printing Solutions para o desenvolvimento de aplicações industriais?
Hammes – Na impressão 3D, os requisitos de propriedade do material são diversos e rigorosos. Seria muito bom se os clientes pudessem discutir suas necessidades diretamente com o fabricante dos materiais. Os clientes brasileiros podem nos contatar pelo e-mail 3D-Printing@basf.com e os acompanharemos com o apoio da Basf no país.

PR – Quais os requisitos da Basf 3D Printing Solutions para aceite de uma proposta para desenvolver uma aplicação industrial? Como serão cobrados os seus serviços e como serão feitos o acompanhamento da peça desenvolvida na sua industrialização?
Hammes – A Basf tem presença mundial e uma equipe dedicada ao negócio de impressão 3D que cobre todos os aspectos, desde o desenvolvimento e criação de parcerias até a venda e consultoria. Oferecemos nossos materiais de impressão 3D em diversos canais. Nossos negócios tradicionais vendem muitos dos produtos químicos básicos que contribuem com as formulações de impressão 3D. No caso das formulações de impressão 3D prontas para uso, estamos explorando vários canais para incluir parceiros de equipamentos, parceiros de desenvolvimento, parceiros de serviço e usuários finais. As necessidades do cliente costumam ser muito específicas e nós personalizamos nossa oferta para atendê-las. Ofereceremos materiais e formulações junto com um nível básico de serviços, explicando como usar nossos produtos. Além do preço de venda dos materiais e formulações, qualquer colaboração adicional necessária será cobrada.

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