Esse negócio de pensar fora da caixa

Por que Bettanin e Plasvale não dormem sobre os louros em UDs
pensar fora da caixa

Não há mimimi ambientalista que tire do plástico uma de suas principais contribuições para a qualidade de vida: a democratização do consumo. Pelas mãos das resinas, o público de baixa renda ganhou acesso a produtos que lhes eram inacessíveis quando fabricados em outros materiais. De um lado, isso ampliou o mercado para o plástico, mas, do outro, deu à luz um vespeiro de transformadores concorrentes em artefatos de alta tiragem, baixo valor agregado e rentabilidade cada vez mais sujeita a estragos. Em reação, indústrias formadoras de opinião e mais capitalizadas tratam de contornar a vala comum dos rivais movidos a preço indo atrás de diferenciações nos produtos que, não raro, chegam a transportá-las para mercados fora do seu universo original. É o que está pintando no reduto de utilidades domésticas (UD), indicam movimentos sutis de dois pilares do setor: Bettanin e Plasvale.

Com 71 anos de estrada e nome feito em UDs como vassouras, a Bettanin, integrante do grupo gaúcho InBetta (inclui também as empresas Atlas ,Ordene, Sanremo, Primafer e SuperPro Bettanin) cruza agora a soleira do mercado de higiene pessoal com as esponjas de banho Slow, lançamento precedido pela incursão na área automotiva com as esponjas Bettanin GT. “Somos especializados em utensílios de limpeza, o carro é um espaço que requer esses cuidados de higienização e muita gente cuida do seu veículo na garagem”, coloca Aguinaldo Fantinelli, diretor geral da Bettanin. “Então, se você já confia na marca que zela pela limpeza da sua casa por que não apostar nela para cuidar do seu carro?” A entrada no reduto do banho, com a linha Slow, também é entendida como outro desdobramento do foco original da Bettanin. “Já fabricamos esponjas para o lar e o carro e vimos espaço para trazer o produto a outra categoria e com outra proposta de utilização”.

No pano de fundo, esclarece Fantinelli, a proposta é tornar a Bettanin sinônimo de limpeza e bem estar em diversas áreas da vida do consumidor, muito além do horizonte das UDs. “Quanto mais pudermos ampliar o leque de atuação, melhor”, delimita o diretor. “A concorrência existe, mas quando alguém busca qualidade e funcionalidade, é a Bettanin quem sai na frente, como prova nossa liderança em vassouras com a marca Noviça e o posto de vice em esponjas, com a marca Esfrebom”.

Fantinelli não abre números de mercado nem a expectativa de vendas para as esponjas automotivas e de higiene pessoal. Mas confirma que, em essência, a estratégia é aproveitar a expertise acumulada em produtos disponíveis em seu mostruário de limpeza doméstica e ruminar quais outros mercados poderiam acolhê-los. Criar produtos da estaca zero para esses novos campos, inéditos na vitrine da Bettanin, por enquanto está fora de cogitação, pondera Fantinelli.

“Além do plástico em UDs”

“A necessidade de inovar chegou ao segmento de UDs”, constata Darlene Gomes, diretora comercial e de marketing da catarinense Plasvale, com quatro décadas de bagagem e marcando 2018 na sua linha do tempo como o primeiro ano de comercialização das linhas Attuale, de utensílios para o lar em inox, e it.dog, cujo catálogo atual alinha comedouros, bebedouros, caminhas e porta-rações. “Os produtos it.dog destinam-se a organizar a vida destes novos ‘membros peludos’ das famílias brasileiras, os animais de estimação”, explica a executiva. “Quanto a Attuale, a Plasvale pretende ser conhecida como uma empresa de amplo mix de artigos de qualidade, indo além do plástico em UDs”.

Quanto mais competitivo for o setor de UDs de plástico, julga Darlene, mais criativo ele se torna. “A Plasvale enxerga as empresas desse mercado se reinventando e e buscando pensar fora do quadrado, não apenas pelo enfrentamento de momentos difíceis, mas por estarem em sintonia com a evolução nos hábitos de consumidores cada vez mais exigentes e ansiosos por novidades”. O braço estendido no balcão da bicharada doméstica tem precedentes em UDs injetadas no país, caso dos itens de organização, diversão, limpeza, passeio e alimentação para cães e gatos da linha PET da rival Sanremo. “Antes de lançar it.dog, o catálogo da Plasvale já apresentava comedouros e, com a tendência de inovação em alta também no segmento pet, apenas seguimos no desenvolvimento de produtos para ele”, assinala a diretora.

Como Attuale e it.dog estão desembarcando nas prateleiras, Darlene se esquiva de soltar metas de participação de mercado e de volumes de vendas. “Há muito caminho pela frente, mas garanto que as duas marcas já são um sucesso”, nota. “Para os próximos cinco anos, queremos estar na maioria dos lares dos públicos em vista com todas as nossas marcas”. •

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